Hoje o Brasil possui o sétimo maior PIB (Produto Interno Bruto) do mundo. O destaque de sua economia, no entanto, é acompanhado por grandes contrastes sociais que dificultam, sobretudo, a ascensão do poder monetário das classes mais baixas de sua população. Tais desigualdades se mostram como um amplo desafio ao governo e à sociedade brasileira(,) por gerarem problemas como segregação espacial, violência e criminalidade.
Com o ciclo da cana de açúcar, no Brasil Colônia, o país era dividido em grandes latifúndios e sua principal mão de obra era (a) escrava africana. Já no Brasil Império, a força de trabalho era voltada, principalmente, para a produção de café. Na república, o processo de privatização de empresas e a chegada das multinacionais no país fizeram o Brasil mergulhar em grandes crises estruturais que afetaram, especialmente, a classe C. Assim, percebe-se que a origem dos grandes índices de desigualdade social no Brasil possui grande influência do fator histórico social vivido até então.
Outro aspecto relacionado à concentração de renda no Brasil envolve fatores socioespaciais. O número de moradores nas periferias da cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, já soma uma quantidade expressiva de habitantes no país. A partir disso, observa-se a formação de alguns grupos sociais que não possuem todas as condições de moradia e serviços nas grandes cidades brasileiras.
Desse modo, esses níveis de disparidades afetam nas elevadas taxas de violência encontradas, sobretudo, nos centros urbanos do país. Segundo (publicado) o jornal na revista “Carta Capital”, no início de 2014, o Brasil possui 11 das 30 cidades mais violentas do mundo. Com isso, não há de se estranhar que o país possui baixo proveito na maioria de seus serviços públicos, como educação, meios de transportes e saúde pública.
Portanto, faz-se necessário o uso de medidas que visam visem diminuir as grandes disparidades sociais no Brasil. É imprescindível que haja uma democratização do ensino para que (se) supere a alienação social, permitindo que o cidadão se prepare para o mercado de trabalho. Sendo assim, o investimento em educação é a melhor forma para amenizar os efeitos que as desigualdades sociais nos propiciam.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número e ao uso de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e com argumentos coerentes com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |