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Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 07/07/2014

Status:

Corrigida
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"Imagine todas as pessoas, vivendo a vida em paz. Você pode dizer que eu sou  um sonhador, mas eu não sou o único. Espero que um dia você junte-se a nós, e o mundo será como um só." Esta é a mensagem que John Lennom passa em sua música para refletirmos  a questão da desigualdade. Mas será possível um lugar melhor?
Desde o princípio da história da humanidade a desigualdade enraizou-se. (Como) Exemplo disso temos a colonização do Brasil, os portugueses sabiam que as terras teriam donos, mesmo assim tomaram posse delas. Adolf Hitler(,) o ditador que achava-se um Deus, impôs regras, exterminou várias raças, por uma causa: as diferenças de pensamento e culturais.
A desigualdade alastrou-se  até os dias atuais, pobreza e riqueza andando juntas,  afetando os países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
No Brasil(,) com os projetos, Brasil Carinhoso, (e) Bolsa Família, (e) tirou tiraram muitos brasileiros da extrema pobreza. Porém pesquisas mostram que pessoas com 15 ou mais anos, são consideradas analfabetas, crescem as disparidades sociais, educação, renda, saúde, o desemprego, a mortalidade infantil, violência.
Em fim Enfim, ainda há muito o que fazer para o Brasil, cortar gastos públicos desnecessários, melhorar a educação de base, diminuir o analfabetismo, dar continuidade aos programas imediatistas para que funcionem efetivamente, utilizar o dinheiro de impostos para oferecer melhor saúde e escolas descentes. O Brasil tem longa data em desigualdade(,) desde os tempos de colônia, quando os portugueses já exploravam seus escravos , qualificados em posição inferior.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, ao uso de conectivos que dão coesão às ideias, à pontuação e à concordância de número (singular e plural).

O texto explora o tema proposto, porém de forma superficial, sem usar dados importantes da coletânea e sem fugir do senso comum sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente