Segundo Rousseau, um dos teóricos do Iluminismo, a desigualdade tende a se intensificar. As disparidades sócio-econoômicas verificadas na atualidade, mas que se perdura perduram há séculos de existência(,) é são um dos principais motivos para o declínio de uma sociedade global.
As oportunidades em educação de qualidade, emprego bem remunerado, saúde, são garantidos garantidas em grande parte àqueles considerados elite. Os que ficam à margem da sociedade ficam à marcê de reles migalhas existenciais.
Uma das consequências da globalização fora é a exclusão daqueles que não têm condição alguma de ter o que a atual sociedade impõe. Remontado desde as antigas civilizações como o neolítico, quando a sociedade passou a ter um excedente de produção.*
Uma sociedade progride à medida que não há um abismo social entre classes, e com a verificação de uma intensa desigualdade ascendente, nota-se o declínio da mesma.
Há uma urgente necessidade de planos e projetos que viabilizem uma mobilidade social. É interessante o investimento em educação, pois crê-se que ela detêm detém o poder de transformar o mundo. Dessa forma, haverá um mundo estável de classes.
Comentários do corretor
* Frase solta, sem relação coerente com o contexto.
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto, porém o faz de forma superficial, sem explorar os elementos informativos da coletânea e sem aprofundar a discussão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |