Desde o surgimento das grandes civilizações, o sentimento de posse e superioridade por parte de alguns povos gerou desigualdades significativas entre a maioria da população. Tal situação, no entanto, permanece até os dias atuais nos mais diversos países, nos quais as diferenças entre ricos e pobres ou brancos e negros prejudicam-nos. Faz-se necessário, pois, reverter tal problemática que gera inúmeras fontes de debates e que, por conseguinte, parece ser irreversível.
Em um primerio plano, é possível perceber a enorme diferença social existente, uma vez que enquanto muitas famílias sobrevivem com menos de dois reais por dia, outras abusam majoritariamente da abundância de dinheiro que possuem. Além disso, o preconceito racial, que permite a pouca ascensão dos negros, aliado às falhas democráticas e ao sistema de corrupção, contribuem para alavancar tal façanha.
O Brasil é um país capitalista e possui uma elevada desigualdade, assim, mais da metade da população não tem acesso a uma educação e saúde de qualidade e, com isso, a expectativa de vida diminui. As injustiças também são algumas das inúmeras consequências das desigualdades e, nessa perspectiva, transtorna a sociedade em geral, pois como disse Montisqueau Montesquieu, "A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos".
Infere-se, portanto, que a desigualdade social é um desafio para a sociedade, mas que precisa ser revertida ou atenuada. Torna-se evidente a necessidade de um sistema de fiscalização ampliado e eficaz contra a corrupção. Ademais, políticas contra o preconceito seriam formas viáveis para permitir uma maior ascenção da população excluída. Éviável São viáveis também investimentos na educação e saúde para que aumentem a expectativa de vida brasileira, além do combate às injustiças. Esse pode ser efetuado principalmente pela mídia, de modo que se forme cidadãos conscientes e uma sociedade mais igualitária.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |