Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?
A ruptura de padrões só é possível através de intervenções. A partir deste conceito torna-se perceptível o quão importante são as atitudes humanas para a extinção das desigualdades. Dizer que a mesma estas podem em algum momento se extinguir é algo muito abstrato hoje, pois as sociedades em quase todos os períodos tiveram o lucro como principal ambição, que é um dos principais fatores que fazem com que o mundo torne-se um lugar tão egoísta e desproporcional.
Através do estudo histórico, desde a idade média à contemporânea observa-se que a dessemelhação sempre fez-se presente (mesmo em quesitos e proporções diferentes) , o pensamento de superioridade e inferioridade foi algo cultivado a há bastante tempo atrás e até hoje rende seus frutos(,) e frutos totalmente deteriorados.
Talvez não seja totalmente correto julgar certo homem por ter seu pensamento desigualitário, pois acredita-se que o homem é produto do meio, ou seja, suas atitudes e pensamentos derivam do ambiente em que vive e com quais pessoas convive. Como o lucro está ligado à elite(,) o menino de família com muitos recursos, inevitavelmente vai se portar diferente do menino da periferia, que vive apenas com o necessário, o que sequenciará um choque cultural. Porém esse fato não é um empecilho para os pensamentos e as atitudes coerentes dos afortunados.
Hoje infelizmente, pode-se classificar a desigualdade social e econômica, como uma gravíssima doença crônica, ou seja, aquilo que não tem um tempo rápido de cura, ou talvez não dê tempo de curar-se. Às vezes as resoluções para os problemas estão nas cabeças e o que realmente falta são as intervenções, faltam as atitudes.
Rithyele D.**
3 Ano . Colégio Estadual Paulo de Frontin , RJ/rj
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
** Não assine os textos em hipótese alguma! No ENEM, isso é questão de desclassificação! Cuidado!
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem explorar as potencialidades dos dados disponíveis na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |