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Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 05/07/2014

Status:

Corrigida
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   O país viveu ao longo dos séculos grandes transformações sócio-econômicas sócioeconômicas, ampliações dos direitos civis e uma melhoria social significativa das populações menos favorecidas, comparada àquelas condições precárias em que estavam sujeitos quem não possuía grandes bens materiais e tinham que ir atrás de empregos que em sua maioria eram mal remunerados, com cargas horárias abusivas e ambientes lúgubres de trabalho.

As grandes cidades se transformaram com as inúmeras mudanças tecnológicas, os trabalhos sofreram melhorias e as pessoas passaram a ter uma vida mais digna. Porém, ainda há um abismo muito grande entre os  mais ricos e os menos favorecidos, as crianças que são filhas de pais mais ricos desfrutam do melhor ensino educacional e no futuro ocupam as melhores vagas em universidades públicas e dispõem de melhor saúde(,) enquanto as mais pobres, salvo raras exceções, tendem em sua maioria (a) terem uma educação mais fraca e(,) quando adultos(,) a ocuparem os empregos com remunerações mais baixas e muitos nem sequer chegam a ter um nível superior, pois precisam ajudar a complementar a renda em casa.

O Brasil é um país democrático onde todos têm direito a uma boa educação, saúde e bem estar social, entretanto não é isso que vem ocorrendo. O país vive hoje o reflexo do descaso dos governos de décadas passadas que privilegiavam os mais ricos(,) e ocupa hoje em dia as piores posições nos rankings de igualdade social(,) e é além de ser um dos que apresentam as maiores concentrações de renda do mundo, ou seja, uma minoria concentra as maiores riquezas do país e usufrue usufrui dos melhores bens enquanto a maioria não tem acesso nem a à metade dessa renda.  
   A solução para essa problemática é a redistribuição da riqueza produzida, com o aumento dos impostos para os mais ricos e a fiscalização para que esse dinheiro seja aplicado corretamente onde necessita ser aplicado e um maior investimento por parte do Estado em escolas e hospitais públicos(,) para que atendam dignamente a sua população menos favorecida. Cabe a à população cobrar pelos seus direitos e ao Estado assegurar para que todos tenham igualdade de direitos.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao uso da crase, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e com argumentos coerentes com o ponto de vista defendido. No entanto a coletânea e seus dados poderiam ter sido melhor explorados.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente