desigualdade não só social* - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 05/07/2014

Status:

Corrigida
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A desigualdade social e é um fator presente em vários países, dentre esses se encontra o Brasil. O Brasil tem sido nos últimos anos, uma esperança para muitos e uma decepção para outros. O índice de desigualdade no Brasil país, apesar de vir decrescendo desde 2012, ainda continua acima do esperado para um país que é a 7° economia mundial.

O objetivo de um pais capitalista é dar as às pessoas oportuninades iguais tanto financeiras, como sociais, porém no Brasil isso não sai do papel. Pessoas de melhor situação financeira têm cada vez mais oportunidades de empregos por terem um nível de escolaridade propício ao mercado de trabalho. Enquanto essas oportunidades não chegam aos mais pobres, pois a maioria são analfabetos é analfabeta.

O mercado de trabalho também não é muito acessível para pessoas de baixa renda. É muito difícil empresas de grande porte contratarem pessoas pobres, e quando contratam essas pessoas recebem um salário muito baixo para um trabalho muito cansativo e demorado.

O governo(,) por um lado(,) também favorece essa desigualdade, pois em lugares de baixa renda, percebe-se a escassez de escolas, de hospitais e de recursos básicos para uma sobrevivência humana. E assim impossibilitando ainda mais uma oportunidade de emprego no futuro. Levando-se em conta que todos merecem uma vida digna, essa desigualdade merece mais atenção. Não só do governo, mas também de ONG's que podem e devem ajudar pessoas de baixa renda. Para um país progredir, e é preciso que todos tenham no mínimo uma base de vida e de direitos iguais. E no Brasil não deve ser diferente.

Comentários do corretor


* Comece o título com letra maiúscula.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à concordância de gênero (masculino e feminino) e à concordância verbal como um todo.

O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem explorar as possibilidades da coletânea e sem levantar dados sobre essa realidade, que ajudariam a ilustrar melhor o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente