Desigualdade social é o nome dado à discrepância de oportunidades entre os economicamente desfavorecidos e os ricos. Em um mundo capitalista, a pobreza é uma consequência inevitável, o mesmo, no entanto, não pode ser afirmado a respeito da desigualdade. O acesso à saúde e à educação é direito de todos, e está garantido em nossa Constituição. A realidade, no entanto,é bem diferente: a corrupção é uma chaga que assola, principalmente, os países que ainda não alcançaram o desenvolvimento, privando-nos desses direitos básicos, os quais são essências essenciais para reduzir o abismo social.
Portanto, para combatermos a desigualdade, o primeiro passo é extinguirmos a corrupção. Estamos entre os países que mais pagam impostos no mundo. Se todo esse dinheiro for bem administrado, certamente teremos educação de qualidade, atendimentos de saúde dignos e qualificação profissional para todos. Para que isso aconteça, faz-se necessário que votemos com consciência e nos habituemos a fiscalizarmos nossos governantes e a exigirmos, destes, honestidade e compromisso com o povo.
O assistencialismo, há anos praticado por nossos dirigentes, além de apenas minimizar os sintomas, sem tratar a causa, serve ainda como uma forma velada de compra de votos, já que não está previsto na Constituição. Muito mais que de bolsas e auxílios,precisamos de cursos profissionalizantes e escolas que nos capacitem,verdadeiramente, a ingressarmos nas universidades; só assim, teremos profissionais qualificados,que vencerão o desemprego e conquistarão por si mesmos a qualidade de vida que todos merecemos.
Sabemos que a base do capitalismo é o lucro, e para alguém ganhar outro terá que perder. Nesse contexto, a pobreza sempre existirá. No entanto, o mais importante é que todos tenham a oportunidade de viver com bem estar e dignidade. Isso só se conquista com um governo sério e compromisso de todos com a educação. Quem elege os governantes somos nós, logo, o combate à desigualdade está em nossas mãos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto traz um ponto de vista interessante sobre o assunto, diferindo pobreza de desigualdade, além de apresentar um raciocínio bem elaborado, claro e objetivo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |