Os responsáveis pela colonização do Brasil a partir do século XVI instituíram, com os sistemas de Capitanias Hereditárias e Sesmarias, uma prática recorrente até os dias atuais: a concentração de renda e poder nas mãos de poucos. O caminho para a redução dessa desigualdade é desafiante, pois o mercado está cada vez mais exigente, bem como a educação básica pública é tratada com descaso. Assim, deveria haver mudanças nesse contexto de exclusão. Aliás, imposições do mundo profissional contribuem para o crescimento dos índices de desigualdade. A demanda por maiores anos de estudos e domínio de idiomas do mercado aprofunda o abismo que há entre pobres e ricos, pois aqueles, geralmente, têm que trabalhar desde cedo para complementarem a renda familiar. Assim, na maioria das vezes, abandonam a escola sem fechar a grade curricular, o que os distancia da formação Média e Superior.Logo, é de fundamental importância a criação de incentivos ao retorno ao campo acadêmico. Além disso, o escasso investimento nas estruturas da educação básica pública colabora para a permanência da disparidade social. A falta de boas condições de trabalho e pagamento aos professores faz com que o ensino não atinja a grande potencialidade e efeito esperados, como a criação de conjunturas que permitam a continuidade futura dos estudos por parte dos alunos e consequentemente a qualificação desses indivíduos. Dessa forma, é necessário necessária a atuação dos governos em prol de mudanças nessa área. Enfim, o ciclo instalado no Brasil nos primórdios da colonização pode ser rompido desde que haja transformações nas bases da sociedade. A partir disso, o governo deve cumprir pontualmente a decisão acerca da divisão dos royalties do petróleo(,) a qual prevê que a maior porcentagem seja direcionada à educação. Essa medida precisa ser tomada a fim de que esse mal seja excluído do país.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de gênero.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coesa, crítica e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |