Como descrever sobre igualde, em um mundo que tem suas diferenças sociais? Logo, a melhor forma em relatar sobre a igualde é desenvolvendo o significado do seu antônimo - a desigualdade social-, que é um parâmetro em que, diversos indivíduos vivem, encontrando-a, na educação, saúde, salário (em que não esteja considerado na linha de pobreza ou abaixo), economia, entre vários outros fatores relacionados.
Entre várias desigualdades a econômica torna-se a mais comentada, desde aos intelectos até os menos favoráveis, pois a distribuição de renda é totalmente desigual. De acordo com o Orson Camargo, colaborador do Brasil Escola, no Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade), porém esta ainda é gritante.
Um dos grandes desafios ininterruptos encontrados nessa desigualdade, é que sua origem vem desde os primórdios da sociedade, e junto com seu vasto crescimento desenvolveu-se a miséria que abrange a pobreza e a fome, a baixa escolaridade, e o desemprego e a fome, que atinge milhões de brasileiros, essas são relativamente às as consequências adquiridas.
Por fim, o país brasileiro por ser democrático, não apresenta a possibilidade de combater e/ou diminuir a desigualdade social, mesmo que o sistema politico intervém intervenha ou tente com diferentes maneiras, não terá o êxito de resultado positivo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase, à coesão entreas ideias e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto, porém a argumentação não foi suficientemente desenvolvida, a ponto de substanciar o ponto de vista defendido. Por que não é possível, em uma democracia, minimizar a desigualdade?
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |