O de cima sobe, e o de baixo desce - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 04/07/2014

Status:

Corrigida
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   É encontrada em todos os lugares do mundo, uns em maiores escalas que outros, problema este que afligiu e aflige países e, que assola as pessoas que convivem com ele. A desigualdade(,) seja ela qual for, gera conflitos tanto sociais como econômicos, desencadeando uma corrente de outros problemas, que são fatores decisivos na avaliação de uma nação que busca desenvolvimento.
   A distribuição desigual de recursos em um país, causa sérios problemas econômicos e sociais, gerando assim uma disparidade entre grupos de pessoas, impulsionando a pobreza, a fome, a marginalização, a violência, criando tais obstáculos que acabam por sua vez sendo mais difíceis de resolver do que a própria desigualdade em si.
   De acordo com a ONU(Organizações das Nações Unidas) o Brasil é o 8º na lista de países com maior desigualdade, fruto este que muitos pesquisadores afirmam que se iniciou desde o império de Portugal sobre o país, que retinha seu capital na mão da corte e de pessoas que já eram ricas e que mantinham condições desonestas com os escravos que (,)além de receber pouco pelo trabalho, sofriam racismo.
   Essa desigualdade vem aumentando cada vez mais no Brasil, pois não tem-se uma boa distribuição do salário, pessoas ainda passam fome, a saúde é escassa, a marginalização cresce, a corrpução,que também ajuda nesse processo, uma vez que visa tirar o direito de outros e concentrá-los na mão de poucos.
   Para extinguir a desigualdade é são necessário necessárias políticas interventivas, assim como também a distribuição igual de recursos, como o salário, aumento na taxa de empregos, diminuição dos impostos, ou seja uma troca de antigos valores por uma ideia de uma sociedade solidificada, que tenha uma base de administradores que visem o desenvolvimento por igual da nação, e não o crescimento de que já tem, mas sim dos que não têm e necessitam.
  

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavas, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à concordância verbal.

O texto aborda o tema proposto, porém com argumentação pouco desenvolvida e que não foge do senso comum.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente