A utilização do poder ou autoridade para conseguir vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo é denominada corrupção. Essa prática é um mal que assola os brasileiros e sua solução está diretamente relacionada as às ações dos cidadãos.
O Brasil é reconhecido como um detentor de índices alarmantes sobre dessa prática. Em 2013 o país ocupou a 72° colocação de 177 países no Índice de Percepção de Corrupção(IPC).Um pequeno avanço ocorreu, pois em 2012 ocupara a 69° colocação de 176 países. Porém, tal índice parece não condizer a realidade vivida, onde escândalos como o da refinaria de petróleo surgem a todo momento. O Brasil precisa mostrar que a Justiça funciona e que as leis são cumpridas. Do contrário, a população fica descrente nas instituições do país.
O Brasil aponta no cenário internacional como um país promissor e em constante ascensão, mas o governo não consegue aproveitar esse progresso econômico para minimizar as desigualdades sociais, além disso outras causas da corrupção são: instituições frágeis, hipertrofia do Estado, burocracia e impunidade. Essa situação pode ser interrompida se a educação for de qualidade, haver houver participação popular e o Estado for atuante. O passo inicial está na atitude da população, para que educação e Estado sejam fortes, a atuação da população é imprescindível, o que os cidadãos precisam é despertar para essa situação, não basta somente manifestações nas ruas, é necessário atitude na hora de escolher o representante nacional que irá cuidar dessas questões.
A redução de 10% da corrupção pode aumentar em 50% a renda per capita dos brasileiros em 25 anos. Esse panorama pode ser atingido, desde que a população colabore. Quando o “jeitinho brasileiro” deixar de ser constante em nosso cotidiano e houver cautela na hora de escolher seus representantes(,) a corrupção será erradicada(,) desde a um simples ato de furar uma fila à a desviar bilhões do país. A sociedade muda quando os indivíduos que vivem nela mudam.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, ao uso coerente de conjunções, à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto explora o tema proposto de forma coerente, clara e objetiva,mas há espaço para uma discussão mais aprofundada sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |