Devido a um conjunto de fatores,sobretudo a impunidade e o excesso de regulamentações,presencia-se no Brasil inúmeros casos de corrupção.Geralmente,essa prática está particularmente ligada ao surgimento de indivíduos sagazes que se tornam especialistas em decifrar e intermediar processos e ações e a à pequena possibilidade de estes serem punidos.
Apesar de das novas leis sobre o acesso às informações públicas e punições penais às empresas e não mais apenas aos indivíduos, o país apresenta uma situação preocupante,em que de acordo com um estudo da Ong Transparência Internacional,no ano de 2013,a nação ocupou o 72 72º lugar no ranking,entre 177 países analisados.Essa transgressão da lei que deteriora nossas instituições está presente,em maior evidência,em países do Antigo Terceiro Mundo,onde se constatam baixos indicadores sociais e péssima qualidade dos serviços públicos,destinados à população.
Com a corrupção atrelada aos países subdesenvolvidos,a situação da classe trabalhadora torna-se ainda mais degradante,onde se nota maior dificuldade de acesso às políticas assistencialistas e serviços públicos essenciais aos cidadãos,como educação,saúde,segurança,dentre muitos outros.Essa conjuntura tem como consequência maior desigualdade econômica e aumento da exclusão social.
Assim,para impedir a continuidade dessas situações,é essencial a mobilização da sociedade,por meio de campanhas que visem combater a corrupção(,) e que se coloque em prática no país,o devido cumprimento das leis que já existem,realizando a justa punição do infrator.Ademais,é necessário necessária a mudança política,onde teremos governantes com responsabilidade sociual e com ética,destinando os investimentos aos setores preestabelecidos e aos direitos básicos do cidadão.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, com ideias bem estruturadas e coerentes.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |