Ensinamento de longa duração - Banco de redações


Corrupção

Enviada em: 20/06/2014

Status:

Corrigida
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A política contemporânea, é distinta da qual que foi concebida na Grécia Antiga. Um dos motivos, é o desvio de dinheiro público, o que é alarmante. Para atenuar ou sanar esse problema, deve-se combater os sintomas mais evidentes.

Antes de tudo, vale ressaltar, que votar coerentemente é um dos passos para dirimir o problema da corrupção. O indivíduo que vende seu voto ou que vota em qualquer candidato por desleixo está suscetível a eleger um cidadão incapacitado(,) que almeja apenas o cargo público, que oferece um bom salário. Nesse ponto, provavelmente haverá uma má administração do país e constantemente corrupção, já que esse cidadão é incapacitado e só visa o dinheiro público, assim como foi Fenando Collor.

No entanto, é necessário inibir essas pessoas incapacitadas e interesseiras com punições severas. Ao adotar tais punições, esses indivíduos repensaram repensarão antes de se candidatar, seja porque não querem ser punidos, seja porque não ficaram no cargo por muito tempo. Desse modo, teremos pessoas competentes e sérias administrando o país(,) das quais não usam os veículos públicos para ostentação.

Fica nítido, portanto, que a corrupção atinge patamares alarmantes. Dessa forma, o Estado deve, antes de tudo, disponibilizar cursos gratuitos para ensinar a política a fim de profissionalizar a população e selecionar os quais que têm competência o suficientes, os quais foram avaliados com notas, bem como nas escolas. Ademais, esse curso deve ser integrado no cronograma das escolas, para que desde pequena a criança saiba a relevância  do voto e não tenha uma mentalidade moldada da qual na crença de que todos os políticos só visam o dinheiro público.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao uso devido de pronomes relativos, à concordância de número (singular e plural) e ao uso correto dos tempos verbais.

O texto explora o tema proposto de forma objetiva e coerente, no entanto, há espaço para uma discussão mais abrangente sobre o tema.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente