Corrupção diz respeito a atividades contrárias a à lei e a à moral de um país, ademais de acordo com o Índice de Percepção de Corrupção (IPC) o Brasil está em 72º lugar entre os 177 países relacionados desde o final de 2013. Entretanto o país está entre os emergentes mais desenvolvidos no âmbito mundial. Diante disso faz-se necessário discutir dois pontos: Por que o Brasil está em uma posição tão ruim no IPC e por que estar entre os países emergentes mais desenvolvidos não o torna menos corrupto. (?)
É verdade que o Brasil está em uma posição de carácter negativo, já que está entre os países mais corruptos do mundo. Nos últimos anos o fator que mais contribuiu para a posição desfavorável do país foi a questão do maior escândalo político dos últimos tempos - o mensalão. Esse fato faz com que o Brasil tenha que considerar a necessidade de unir os partidos políticos e o povo brasileiro em função de melhorar a constituição brasileira e pôr em prática as leis para diminuir a corrupção.
Todavia o estado Brasileiro há alguns anos também esteve e está entre os melhores países emergentes do mundo, graças ao seu grande desenvolvimento industrial e também a à melhora no sistema da saúde pública, em que o Sistema Único de Saúde brasileiro está entre os melhores do mundo de acordo com a Organização Mundial de Saúde. No entanto nada disso foi necessário para cair no ranking do IPC, pois o país ainda tem dificuldades em aproveitar o desenvolvimento econômico e diminuir as desigualdades sociais(,) ainda que este desequilíbrio possua estreita relação com a corrupção.
Em resumo, visto que o Brasil tem condições de estar entre os países menos corruptos do mundo(,) o governo pode entrar com campanhas informativas no intuito de deixar a população (informada) a cerca do exercício político brasileiro e, além disso, assim como já foi citado no segundo parágrafo (,) estimular a população a unir-se aos partidos políticos e garantir o funcionamento das leis.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à pontuação, à coesão entre as ideias e à grafia correta das palavras.
O texto explora o tema proposto de forma coerente e objetiva, mas há espaço para uma discussão mais abrangente sobre o assunto. Leia mais sobre o tema para desenvolver textos que saiam do senso comum.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |