De século em século foi sendo visto vista no Brasil uma luta entre as diferentes classes, entre pessoas de diferentes status. Pessoas com altos status quase sempre não ligam se estão infligindo* as outras, que estão buscando mudar essa diferença do poder para a igualdade social.Essa busca por direitos nem sempre é uma luta justa, pois não está ligado ligada apenas as às diferenças sociais, seja branco, negro ou indígena, ou rico e pobre, e sim a uma sociedade capitalista onde tudo está interligado a uma rede de corrupção, onde quem tem o domínio sobre o sistema acha que tem o direito de fazer o que bem entende.
Essas pessoas egoístas e egocêntricas não devem apenas ser tiradas do poder(,) mas se auto analisarem para construírem em seu período de governo uma possível sociedade igualitária, começando pelo local onde se encontram, seja na prefeitura, no plenado Congresso ou na república na presidência da república, um local com respeito mútuo, valorizando as diferenças entre as classes e fazendo de tudo para que os investimentos sejam aplicados de forma correta, pois se tem mais vantagem se ao aplicar dinheiro em escolas, por que porque vai vão sair dali pessoas mais preparadas para uma vida e um futuro emprego, aumentando assim o número de profissionais capacitados, (.) assim irá diminuir o índice de criminalidade no país(,) pois quanto mais profissionais trabalhando no mercado de trabalho, maior vai ser a sua qualidade de vida, tornando o país mais rico, não apenas em capital e sim em um meio social igualitário, onde todos têm o direito de uma vida melhor.
Comentários do corretor
* Inflingindo o que às outras pessoas? Esse verbo pede um complemento, ele não possui sentido por si só.
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural, ao uso da crase e à coesão entre as ideias.
O texto explora o tema proposto, porém de forma superficial e em alguns trechos as ideias não estão claras.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |