Corrupção vem do latim corruptus, significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa “tornar pútrido”. A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens, e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo.
No Brasil a corrupção consiste em uma grande problemática. Historicamente a trajetória política do país vem sempre aliada a à corrupção, seja por meio de desvios da verba pública ou por meio da falta de punidade punição pelos crimes cometidos por políticos. Um grande exemplo da corrupção no Brasil é o caso do Mensalão, nome dado pela mídia ao escândalo de compra de votos de parlamentares do Congresso Nacional Brasileiro, que ocorreu entre 2005 e 2006, envolvendo integrantes do governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, membros do Partido dos Trabalhadores e outros partidos.
Em um relatório divulgado pela Ong Transparência Internacional(,) o Brasil ocupa a o 72º lugar entre 177 países no que diz respeito a à corrupção, já a Nova Zelândia ficou em primeiro lugar com o nível de corrupção em quase zero. Qual a diferença entre o Brasil e a Nova Zelândia? Porque Por que o Brasil não consegue acabar com a corrupção? A Nova Zelândia é um país com grande liberdade econômica, com pouca burocracia e é onde os cidadãos respeitam as leis e se preocupam com o próximo, com isso tendem a ser mais honestos e(,) consequentemente(,) menos corruptos. No Brasil, porém, a corrupção não diminui pois há uma lentidão na justiça, por causa do tamanho da burocracia estatal e claro, os eleitores votam em políticos denunciados e punidos por crimes contra a administração pública.
Em virtude dos fatos mencionados percebe-se que para erradicar a corrupção no país é crucial a implementação de certas medidas, como: reduzir a papelada(,) diminuindo assim a burocracia; investigar e punir até os menores desvios éticos da polícia; rigor na aplicação das leis para que não haja brechas para impunidade e punir com mais rapidez.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao uso correto dos tipos de "porque" e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto explora o tema proposto de forma objetiva e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |