Corrupção desde as raízes - Banco de redações


Corrupção

Enviada em: 16/06/2014

Status:

Corrigida
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    Reza a lenda que o Brasil foi colonizado pelas “piores” espécies de cidadãos portugueses: marginais, criminosos, estupradores, etc. Em consequência disso, originou-se uma nação corrupta e indiferente às causas político-sociais. A população brasileira, apesar de ser considerada solidária e acolhedora, por grande parte dos estrangeiros que visitam o país, é majoritariamente corrupta. Não que ela realmente queira esse “mérito”, mas ele é uma premissa que a acompanha desde as suas raízes.

    O mais frequente problema relacionado à corrupção no Brasil é na política. Os representantes do povo, eleitos por meio do voto “democrático”, tiram da população carente os direitos que são garantidos pela Constituição Federal. Esses falsos amigos, os políticos, compram a escolha de voto de grande parte dos cidadãos deste país com uma simples dentadura que deveria ser oferecida gratuitamente pelo Sistema Público de Saúde, ou com meros tijolos a fim de reduzir os gastos de uma família na conclusão de uma obra míngua, ou ainda com uma nota de dez, vinte ou até cinquenta reais para que o “povão” possa fazer o circo enquanto são enganados pelas pessoas que eles elegeram para administrar o seu país.

    É neste momento em que a escola, na condição de instituição cuja principal função é formar cidadãos críticos, participativos e reflexivos diante da sociedade na qual estão inseridos, deve se mobilizar visando o desenvolvimento de campanhas que busquem inserir o cidadão brasileiro no âmbito sócio-político do país, a fim de que estes sujeitos possam buscar soluções para os diversos problemas que o Brasil enfrenta neste milênio. Despertando assim a verdadeira consciência crítica, que no presente deixa muito a desejar.

    Em suma, percebe-se que há muito para ser feito a fim de alcançar o estado de bem-estar social neste país onde a corrupção é marca registrada. Para combater este mal, a família também é uma peça-chave, uma vez que é ela a responsável pela formação de caráter do indivíduo. Por fim, fica na responsabilidade de cada ser da nação, o dever de se auto avaliar e decidir que rumo ele quer dar ao país do qual é parte integrante. 

Comentários do corretor


Bom texto. Simples, porém crítico e reflexivo acerca do tema, além de estar bem estruturado do ponto de vista formal.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente