Segundo Sócrates, ética é a base da política.No entanto, é visível que os pensamentos do filósofo grego são completamente desconhecidos pelos governantes brasileiros, uma vez que os interesses individuais se sobrepõem aos coletivos. Nesse contexto é que ganha destaque a corrupção, considerada uma das responsáveis pelo subdesenvolvimento do país, cuja origem data do passado colonial, mas que vem sendo intensificada nos dias atuais.
Antes de criticar a situação, é necessário analisar a gênese desse mau mal*. No período anterior à Independência do Brasil, a aristrocracia aristocracia rural dominava o cenário administrativo do território.Dessa forma, era imprescindível que um membro da elite dispusesse de elevado poderio econômico e ,para isso, cobrava-se elevados tributos da população local, não com o objetivo de melhorar a infraestrutura, mas sim para promover sua própria ascensão social.Assim, vê-se que a corrupção
se tornou um fator hereditário ainda remanescente,sendo muito complexo combatê-lo.Mesmo aqueles que entram na política como honestos acabam por ser corrompidos pelo meio em que vivem, o que torna clara a ideologia do Determinismo oriunda do século XIX.
Não adianta protestar, se indignar ou mesmo vandalizar, pois a mudança para pôr fim na corrupção começa com uma mudança comportamental e ideológica dos eleitores. Vale lembrar que o corrupto não chegou ao poder por um golpe político,isto é, foi a população quem o colocou no cargo.Essa situação pode ser explicada pelo fato de que grande parte dos cidadãos não se interessam por quem os representará e, com isso, votam em um candidato qualquer e geram todo o caos hoje vigente. Assim, o resultado da problemática já é conhecido: superfaturamentos, escândalos,"falta de orçamento" para realizar obras públicas, problemas de infraestrutura e tantos outros.
Também, é preciso destacar o declínio no nível dos políticos brasileiros. Atualmente,o ato de votar se tornou extremamente difícil por simplesmente não haver um candidato apto ao cargo e que transmita um mínimo de confiança.Isso pode ser explicado pela possibilidade de qualquer um entrar no meio, inclusive aqueles que nem possuem o ensino médio completo ou, comumente, mal sabem ler ou escrever.O pior é muitos deles ainda conseguirem ser eleitos, evidenciando a questão dos mau votantes.
Pôr a culpa da corrupção somente nos políticos se tornou um clichê. No entanto, isso não os redime da responsabilidade por provocar a decadência ética e administrativa do país.Todo o problema é resultante de um conjunto de fatores históricos e que vem sendo agravado pela falta de investimentos em educação básica no Brasil.A dificuldade maior no combate a esse "vírus" é justamente a necessidade de mudar o pensamento de uma população de 200 milhões de habitantes, sendo que grande parte desta se sente desmotivada com a atual situação.Para tanto, é preciso fazer florescer o nacionalismo do brasileiro e, com isso, ter a consciência de que o voto
é um bem que deve ser tratado com cuidado.
Comentários do corretor
* Mau é contrário de bom, mal é contrário de bem.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao uso de acentos.
Bom texto! Explora de forma crítica e coerente o tema proposto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |