Colônia de exploração, o nascimento do Brasil foi povoado, compulsoriamente, por exilados, degredados e marginalizados da metrópole portuguesa. Esta, na figura do rei, visando poder(,) era corrompida pela burguesia nascente, monarquias nacionais, que com acordos de interesses mútuos garantiam seus lucros. Aqueles não tinham a intenção de colonizar o novo pais, somente exploravam o que poderia ser vendido na metrópole e corromper corrompiam a cultura indígena.
A sociedade ainda hoje luta para acabar com a corrupção histórica. Casos como mensalão, que era cobrança de propinas dentro do governo, foi resolvido em partes com criação de uma CPI (comissão parlamentar de inquérito), a qual produziu resultados com a prisão de alguns de seus indiciados.
O Brasil em plena copa mundial de futebol, o da qual é sede, já convive com rumores e especulações a respeito de gastos suntuosos com construções e ampliações em infraestruturas necessárias para promover a copa.
Contudo, não sendo um problema só do Brasil, em 1996 começaram a se criar acordos com países onde o problema também existe, acordos estes dirigidos pela ONU, com o intuito de prevenir e combater a corrupção.
Entre vários maus exemplos de desvio de dinheiro, suborno e corrupção, a criação de CPIs, e acordos internacionais são exemplos de ação imediata contra um ´´vírus´´ antigo. Contudo(,) para uma ação permanente que extirpará tal ´´vírus´´, é necessário educar hoje, através de um ensino público e uma estrutura familiar forte, as crianças que constituirão a sociedade futura. Tornando esta futura sociedade compatível com o pensamento de Thomas Morus, que em seu livro Utopia busca uma sociedade igualitária.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à flexão dos verbos.
O texto explora o tema proposto, porém a discussão não extrapola o senso comum sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |