Diariamente, há publicações de notícias de corrupção pelas mídias. Recentemente, (a compra de lagostas com dinheiro público, feita pela) Roseane Sarney comprou lagostas com dinheiro público e (o) transporte de cocaína em helicóptero do deputado estadual Gustavo Perrella ganharam as manchetes dos principais jornais do país. Demonstrando Isso demonstra o progresso político na econômia do Brasil; propiciando melhorias apenas para minoria.
A burocracia é tão grande no Brasil que dificulta o acesso aos serviços públicos, logo acaba abrindo brechas para os "jeitinhos". E a impunidade, dos corruptos, e leis brandas é o que geram mais corrupção. Corrupção essa que começa antes mesmo do político se eleger. Campanhas realizadas com dinheiro sonegado, empresários fazem empréstimo financeiro e(,) depois de do político ser eleito a forma de pagamento é os favorecimentos nas licitações. Mas, incentivo a doações legais podem ser a solução.
Existe fator moral, portanto pessoal. Logo, contra esta não existe solução. Não existe país com corrupção zero(,) no entanto a cultura tratada com seriedade dá para diminuir o problema, por exemplo, políticas de educação, infraestrutura para (a) camada mais carente.
Portanto, quando a sociedade quere quiser enxergar e acompanhar de perto as compras do poder público, o risco de existir alguma farra com dinheiro público será menor. Para garantir transparência, é (necessário) instituir licitações eletrônicas, em que qualquer empresa pode concorrer via internet, tudo às claras.
Comentários do corretor
O texto está mal elaborado, com períodos sem coesão, desorganizados. As ideias também estão um pouco incoerentes.
Gramaticalmente, há falhas de pontuação, acentuação e de concordância.
Quanto ao conteúdo, devido às questões de incoerência e falta de coesão, o sentido geral ficou prejudicado.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |