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Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 10/05/2009

Status:

Corrigida
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 Absurdo, construção de um muro para separar favelas da mata atlântica, pois deveriam da prioridade pada a melhoração da educação, fazer uma integração social dos moradores dos morros, e alem disso, debater com a comunidade sobre preservação ambiental.

  Se ocorrece um melhoramento na educação não haveria a nececidade de tomar uma medida tão absurda, pois moradores com educação são moradores mais concntes.

  Entretanto, um (o) desenvolvimento social seria uma alternativa bastante lucrativa, porque ocorreria uma melhor qualidade de vida, que levaria os morradores a trilharem outros caminhos.

  Além do mais, se ocorrece um maior debate sobre a preservação da natureza, os favelados teriam mais conciência e deixariam de poluir e pasariam a presevar.

  Em virtude de tudo que foi mencionado, a criação de um muro separando a favela da mata atlãntica, seria uma atitude absurda, pois não resolveria o problema e só adiaria um maior problema  no futuro.


 

Comentários do corretor


1: Fique atento com a maneira pela qual inicia seu texto. O certo seria " É um absurdo a construção de um muro..."

2: Mata Atântica se escreve com as iniciais maiúsculas.

3: Cuidado com a grafia das palavras. A ortografia é um quesito muito importante nas correções de vestibular e conta valiosos pontos para sua nota na redação. O correto é: "dar", "além", "ocorresse", "necessidade", "conscientes", "consciência" e "passariam".

4: Fique atento ao vocabulário. Não existe a palavra "melhoração". Troque por melhoria. No segundo caso grifado, apesar da existência da palavra "melhoramento", o correto também seria usar "melhoria", pois ela é mais adequada para sua redação. Os termos em vermelho indicam que você os repetiu no seu texto, demonstrando a mesma ideia em dois parágrafos seguidos. Procure ficar atento a esse erro de estrutura.

5: Verifique sua intenção antes de começar a escrever os parágrafos, pois a expressão utilizada denota toda ideia contida nele. Nesse caso, entretanto dá ideia de que a ideia que virá a seguir é contrária à anterior, o que não ocorre no seu texto. Para sanar esse tipo de erro, procure utilizar dicionário e gramática.

6: Desenvolvimento social não pode ser quantificado, então prefira o artigo o para introduzi-lo.

7: Nesse caso, ocorrer não é o melhor verbo a ser empregado.Tente o verbo acarretar, que proporciona a idéia de desenvolvimento.

8: Cuidado com as palavras usadas. Favelados dá uma ideia de preconceito e, por isso, não deve ser usado em um texto dissertativo.

9: O certo é problema maior, pois o adjetivo deve vir depois do nome.

10: A vírgula não pode separar sujeito de predicado.


Avaliação Geral: Seu texto apresenta vários problemas, tanto na apresentação das ideias quanto no vocabulário empregado. Portanto, fique atento à grafia das palavras para não errar tanto e tente desenvolver melhor seu raciocínio para que o desenvolvimento do seu texto não se dê de maneira confusa, prejudicando a correção de sua redação. Além desses erros, seu texto não tem título, o que já poderia desclassificá-lo de imediato. Não se esqueça desse item, pois ele é o elemento norteador de toda sua redação e deve ser apresentado, sem nenhuma exceção.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 0
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0
NOTA FINAL: 1


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente