Brasileiro é um povo corrupto. Segundo o dicionário Aurélio, a definição de Corrupção é “Ação de seduzir por dinheiro, presentes etc., levando alguém a afastar-se da retidão”, tendo por base este significado, vê-se que não só pessoas ligadas a à ordem pública se corrompem, mas (também) muitos brasileiros em atos aparentemente, pequenos e ingênuos. Além disso, a população brasileira não possui educação suficiente para fiscalizar, punir e principalmente escolher seus representantes políticos. Acabar com a corrupção brasileira é mais do que apenas monitorar e punir a ordem pública, mas educar toda a população.
Muitas pessoas confundem o significado de corrupção com o ato de roubar dinheiro público. Corrupção está ligada a qualquer tipo de ação em que um indivíduo utilize de dinheiro para se beneficiar perante a lei. Muitos brasileiros com o pensamento de que a maioria faz, infringem leis como falsificação de documentos, compra de carta de motorista e venda de votos em eleições. Fato é que, o brasileiro, não é honesto, o que se precisa mudar é a cultura.
Escolher representantes com responsabilidade, também faz parte do processo de melhora na redução da corrupção na política. Entender o código civil brasileiro e sua estrutura política é de suma importância para uma boa escolha de candidatos nas eleições. Porém(,) grande parte da população brasileira não tem conhecimento das funções dos seus candidatos e se prestam ao voto sem consciência.
A melhor maneira de se reduzir a corrupção é por meio da educação das massas, que pode mudar a cultura do brasileiro. Uma educação de qualidade, faz com que as pessoas melhorem o seu senso crítico. Além disso, o sistema de ensino básico deve incluir em sua grade, matérias relacionadas ao sistema civil, para que as pessoas entendam qual o papel de cada um dos cargos políticos e saibam avaliá-los de acordo com seus mandatos.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à pontuação e à grafia correta das palavras.
Evite afirmações que generalizam, como a do início do texto. Qualquer generalização tende a ser falaciosa, o que põe em questionamento a credibilidade de sua argumentação. Opte por termos como "grande parte" ou "a maioria".
O texto explora o tema proposto de forma coerente, mas não aprofunda a discussão em relação ao mesmo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |