A corrupção não se restringe aos governantes. É muito comum o fluxo de notícias sobre lavagem de dinheiro, desvios de verbas, enfim atos ilegais praticados pelos políticos. Porém, a corrupção está presente apenas entre os representantes do povo? Qual a importância da educação no combate a à corrupção?
É comum as pessoas tentarem levar vantagem, enganarem e trapaçearem* trapacearem. Mas tais atitudes não são corretas e diferem do que é praticado pelos políticos apenas na magnetude magnitude. A falta de respeito com a lei e o descaso com a educação dos filhos, por exemplo, configura situações que se assemelham ao que é transmitido pela mídia em relação aos governantes. Antes de criticar ou tentar mudar o governo é preciso de uma reflexão sobre as próprias atitudes, visto que os políticos foram criados em meio a esse clima de trapaça, mentira e corrupção.
A educação vai muito além de um exame, infelizmente muitas escolas têm como objetivo apenas preparar os estudantes para ingressarem em alguma instituição de ensino superior. Além de criar um clima de concorrência entre os estudantes, esquecem que o estudante eles será serão um adultos e que este precisam de um senso crítico para perceber e mudar o que está a à sua volta. Há muitos estudantes talentosos, mas muitos deles se preocupam apenas em conseguir sucesso profissional e ignoram os problemas da sua nação.
Percebe-se que para combater a corrupção é preciso que haja uma mudança na sociedade, tal mudança deve partir de cada pessoa para que se possa obter um efeito relevante na sociedade. Também é preciso levar em consideração que o desenvolvimento de um senso crítico, através de uma educação de qualidade, irá permitir que o voto seja mais estudado, além de promover ações que tenham como objetivo melhorar e ajudar a nação.
Comentários do corretor
* Não se usa cedilha antes de e "e" e "i", ou seja, "ce" e "ci" nunca levam cedilha.
Atenção à grafia correta das palavras, ao uso da crase e de pronomes, que evitam a repetição de termos.
Quanto ao conteúdo, o texto explora o tema proposto de forma coerente e objetiva, mas há espaço para uma discussão mais aprofundada sobre a questão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |