Infelizmente, o fantasma da corrupção ainda assombra a população brasileira, (.) uma pesquisa realizada com cerca de cento e setenta e sete 177 países, pelo mundo, demostrou que o Brasil ainda deve evoluir muito para banir essa irregularidade do país. O que fazer para combater ou, até mesmo, para mitigar a corrupção no sistema político brasileiro?
Recentemente, o último acontecimento ilícito ocorrido no governo da presidenta Dilma Rousseff contribuiu para elevar o Brasil da sextagésima sexagésima oitava posição, para a septuagésima segunda no "ranking" dos países mais corruptos do mundo. Esse tipo de informação, além de contribuir de forma negativa nos negócios do Brasil, com (o) exterior, também eleva à a preocupação da população sobre o rumo a ser seguido pelo nosso país. A melhor maneira para começar a conter esse tipo de irregularidade é cobrando de dos representantes do governo mais transparência nos acordos envolvendo os cofres públicos, tais como: obras de infraestrutura, criação de acordos entre o estado e empresas privadas.
Vale lembrar que, a corrupção acontece não só pela facilidade encontrada no sistema político brasileiro, como também, pela falta de leis rígidas que possam punir severamente tais atos. A verdade é que: enquanto houver brecha nas leis da constituição federal brasileira(,) haverá contraventores que tirarão dinheiro da saúde, educação e principalmente do desenvolvimento do país.
Portanto, é necessário comprometimento, seriedade e a presença de revolucionários na área política desse país. Assim como, a de existir um Joaquim Barbosa* na Câmara dos Deputados para lutar pela justiça e principalmente pela eliminação de corruptos do sistema político brasileiro.
Comentários do corretor
* O que tem o Joaquim Barbosa? Contextualiza melhor o leitor. Ainda que seja uma figura pública, é preciso explicar quem ele é e por que está sendo citado, assim seu texto pode ser interpretado por mais pessoas.
Atenção à pontuação, à coerência e ao uso da crase.
O texto explora o tema proposto, porém há espaço para uma discussão mais abrangente sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |