Atos de corrupção sempre estiveram presentes no desenvolver da sociedade brasileira, demonstrando ser esse problema muito mais que ações ilícitas contra a administração pública, mas um fator cultural que acomete e adoece há muito tempo o país. É evidente portanto que, enquanto mudanças nas leis e punições contra tais atos não forem implementadas e a maioria da população continuar desorientada sobre tal, não terá o Brasil uma solução definitiva a à problemática em questão.
No livro “O Bem Amado”(,) de Dias Gomes(,) é possível se extrair a idéia de como o poder proporcionado pelo cargo público pode levar muitas vezes o servidor a extrapolar indevidamente em suas ações. Ainda em “Memórias de um Sargento de Milícias”(,) de Manuel Antônio de Almeida(,) é evidente que a troca de favores, subornos e mau uso da função pública estão enraizados na cultura do brasileiro.
Antoine Lavoisier(,) no estudo da conservação da matéria, brilhantemente enunciou: “Na natureza nada se cria ou se perde, tudo se transforma”, sendo tal princípio também aplicável à problemática da corrupção, onde as transformações a serem feitas são nas leis, afim de realmente punir os comprovadamente envolvidos e nas punições para fazer com que as penas sejam proporcionais aos delitos e de fato cumpridas pelo infrator.
Em suma, para combater eficientemente a corrupção, é necessário um conjunto de profundas mudanças abrangendo principalmente o Legislativo, Executivo e Judiciário, como por exemplo, a criação de um sistema de informação de acesso livre, respaldado pela constituição federal, onde eleitos a cargos públicos(,) em caso comprovado de corrupção(,) sejam inclusos em um cadastro permanente e impossibilitados de exercer novamente qualquer função pública. Penas proporcionais ao delito cometido são fundamentais. Mas a priori, é vital que cada indivíduo se oriente entorno da problemática supracitada, afim de prover meios intelectuais e contribuir para a atenuação da cultura do mal da corrupção, favorecendo assim toda sociedade brasileira.
Comentários do corretor
*Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, ao uso da crase e à escolha de termos coerentes com o contexto.
O texto explora o tema de forma clara e didática, mas a discussão não extrapolou o senso comum sobre a questão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |