Segundo o ex-presidente norte-americano, Bill Clinton, “A corrupção é endêmica no Brasil”. De fato, ela se mantém em ritmo mais ou menos constante no país, ao passo que constitui uma cadeia de causas e consequências. O pensamento de impunidade e a cumplicidade entre seus agentes formam os principais obstáculos ao seu combate. Desse modo, são necessárias ações conjuntas entre os setores sociais para a sua contenção.
A corrupção se expande ao ponto em que o caráter de impunidade aumenta. Certa parte do dinheiro público não é aplicado aplicada onde foi destinada (originalmente), e mesmo assim, muitas vezes não há provas concretas de quais grupos desviaram-na, já que existem pessoas que intermedeiam intermediam transações fraudulentas em nome de outras. Assim, não há como puní-los plenamente, e, consequentemente, esse fato continua acontecendo até que medidas mais severas sejam tomadas pelos órgãos da justiça no país.
Além disso, há uma teia corrompida. Eleitores, vereadores, prefeitos, governadores, deputados e até presidentes são persuadidos a manterem um jogo de favores com base em benefícios financeiros ou de poder. Desse modo, todos se tornam cúmplices da corrupção e ajudam a mantê-la mais ou menos constante no país.
Portanto, é evidente que a corrupção precisa ser amenizada- senão extinta- da sociedade brasileira. Para que isso aconteça é necessária ação do terceiro setor social: a população civil e ONGs, que devem pressionar os governantes para a aprovação de leis mais severas contra a corrupção, que a tornem crime hediondo, digna de maior reprovação pelo Estado. Além disso, o ato corrupto parte da carência de valores humanos nos indivíduos sociais, portanto, as escolas devem ser responsáveis por colocar em suas grades curriculares o trabalho com estes valores anexados aos conteúdos clássicos.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino), à acentuação, à grafia correta das palavras e à pontuação.
O texto explora o tema proposto de forma coerente, clara e bem elaborada. No entanto, há espaço para uma discussão mais crítica e abrangente sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |