Atualmente no Brasil, presenteamos presenciamos constantemente casos de corrupção. Aplicações ilícitas com o dinheiro público, desvios de verbas, superfaturamentos. Tudo isso prejudica imensamente o crescimento da nação como um todo. Enquanto uns passam por dificuldades decorrentes da má distribuição de renda, outros se apropriam indevidamente do dinheiro público. Por isso nos perguntamos: ainda estamos vivendo em uma república democrática ou o poder está nas mãos de poucos?
Com o passar dos anos, após a instalação da república, percebemos o fortalecimento de alguns partidos políticos. Que (,) unidos com instituições privadas(,) dominam grandes massas a seus favores, impondo ideologias que lhes mantêm no poder. Poder esse que lhes dá liberdades injustificáveis, desrespeitando os cidadãos sem privilégios e inundando toda moral da justiça e igualdade.
Ocorrências clandestinas podem envolver grande quantidade de pessoas dos poderes do Estado. (,) E até mesmo quem entra nesses cargos com boas intenções acaba se submetendo. Então é um processo que pode comprometer cada vez mais a administração pública, desde os governos municipais e estaduais até o governo federal, secretarias e ministérios.
Contudo, todos nós queremos vivem viver em (um) país justo e desigual. E juntos podemos e devemos tomar conta da nossa nação. Fazermos a nossa parte e ir atrás de nossos direitos, sem nos deixar tomar pelo comodismo. Manifestações, greves, reivindicações. Participar da política. Fazer o possível para um Brasil melhor.
Comentários do corretor
Atenção para a grafia correta das palavras, a coerência das afirmações (país desigual?) e a pontuação.
O texto explora o tema proposto, porém as ideias podem ser mais claras, coerentes, melhor elaboradas e aprofundadas. Leia mais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |