Eles – corruptos- disseminam-se por todos os setores da sociedade desempenhando os mais variados “papéis”; suas ações afetam direta e indiretamente o cotidiano de milhões de indivíduos, atingem seu brio, sua dignidade, isso para não lembrar o numerário que lhe é usurpado defronte da face, e que quanto a isto, nada pode fazer o indivíduo comum.
Principalmente nos setores públicos(,) donde deveria ser oriundo o senso comum relativo a respeito, a trabalho, é de onde advém os casos mais inacreditáveis – o mensalão, a operação sangue suga, deputado portando cocaína em helicóptero público* -, em que o único objetivo é o enriquecimento ilícito do alto escalão do governo.
Chegou-se num ponto em que medidas ditas extremas devem-se colocar em caráter rigoroso:
- Julgamento público para o praticante de tal ação - onde um grupo de representantes populares tenham participação ativa no processo;
- Tratamento igualitário a todos os réus do processo, independente do nível de formação de cada um;
- Em caso de réus diplomados – executar a
casacãocassação do(s) título(s); - Cumprimento integral de pena, sem direito a habeas corpus;
- Devolução do numerário e apreensão de bens adquiridos com o mesmo;**
Inflexibilidade é a palavra de ordem para corrupção. Talvez não haja um momento na história da humanidade num caso envolvendo crime de tal ordem, em que os envolvidos fossem severamente penalizados e o processo totalmente esclarecido.
Está evidenciado no cotidiano Brasileiro brasileiro, que porventura o melhor caminho para o combate a à corrupção seja: utilizar um método de punição pontual.
Comentários do corretor
* Atenção à veracidade das informações colocadas no texto. O helicóptero apreendido com cocaína era particular, apesar de ser de um deputado.
** Evite a exposição em tópicos no texto dissertativo. Transforme esses tópicos em um ou dois parágrafos coesos e coerentes entre si.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à acentuação e ao uso de crase.
Quanto ao conteúdo, o texto explora o tema proposto, porém há espaço para uma discussão mais aprofundada sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |