Ao se debruçar sobre a temática da corrupção, e é pertinente discorrer que o tema mostra um problema sociocultural, vindo desde os tempos da colonização e que ainda na contemporâneidade pode ser visto, com a segregação social em torno da educação sobretudo do conhecimento, formando assim políticos famigerados, junto com os detentores do poder, ou seja, a camada social mais nobre corrupta.*
É lícito argumentar sobre o superficialismo da sociedade brasileira, que aceita até hoje nas campanhas subornos em troca de votos, assim se assemelha tangencialmente com os votos de cabrestos ocorridos no coronelismo da República Velha, trocando assim por coisas absolutamente artificiais. Isso reflete a imagem de um Brasil descriminado, não esperançoso e de certa forma apolítico, não percebendo o poder de mudança que possuí possui, ou seja, ignorante de sua importância no cenário político, para uma verdadeira democracia, tal postulado pode ser visto no poema de Bertold Brecht "O Analfabeto Político".
Nesse sentido, é de se analisar a camada corrupta que cada vez se expandi expande com a ineficiência da fiscalização, (.) isso pode ser visto no escândalo político do mensalão, onde que milhões de em verbas públicas foram roubadas roubados para compra e venda de votos. Assim isso se reflete diretamente na precariedade das escolas e o subfinaciamento crônico dos hospitais. É de se afirmar que** No Brasil não falta verbas para poder ser investir na sociedade, sendo que o país é o 7° maior PIB Mundial, o que se passa é uma concentração de dinheiro na "mão de poucos", afetando milhares de cidadãos brasileiros.
Logo, a partir dos argumentos supracitados, é preciso de uma formação cultural mais consistente em torno da política, buscando o conhecimento e uma democracia social por parte dos cidadãos. (,) Como também uma buscar maior do poder judiciário para fiscalizar o poder executivo e legislativo, para só assim termos uma verdadeira democracia.
Comentários do corretor
* As ideias deste período parecem não encontrar coesão entre si. Reveja.
** Evite introduções de períodos irrelevantes. Vá direto ao ponto.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero e ao uso devido de pronomes e preposições.
O texto aborda o tema proposto, porém há trechos confusos, incoerentes. Organize melhor suas ideias.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |