Corruptos do Dia a Dia - Banco de redações


Corrupção

Enviada em: 16/06/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

            A corrupção é a utilização do poder para obter vantagens. Assim, fovorecer favorecer alguém, aceitar ou solicitar recursos e desviar verbas privadas ou públicas são práticas corruptas. A corrupção está presente em todo mundo, em maior evidência, em países subdesenvolvidos, logo qualquer atitude corrupita corrupta sacrifica a camada mais pobre da sociedade.
            As pessoas pensam que a corrupção é exclusividade das três esferas do poder público (legislativo, executivo e juduciário), mas alguns atos do dia a dia das pessoas se tratam de corrupção: falsificar carteirinha de estudante, furar fila, tentar subornar o guarda para evitar multas, no trabalho, bater ponto pelo colega no trabalho, falsificar assinaturas e etc. Logo, "praticar e aceitar essas pequenas corrupções é colaborar com grandes corrupções".
           Não existe país com corrupção zero. Mas, países que aplicam recursos em educação de qualidade e infraestruturas dignas, isto é, prende dão atenção para necessidades sociais(,) obtêm menos corrupção, porque devido a à educação, a população é mais esclarecida acerca dos seus direitos; mais difícil de enganar, portanto. 
           As instituições públicas precisam fortalecer as leis de combate à corrupção, caso contrário, continuará uma terra sem lei e sem soluções para assuntos tão básico e necessários. Mas, com 
uma sociedade envolvida(,) promovendo mobilização, fiscalização, cobrando mais, em diversos diversas áreas, não só na política(,) é o meio mais curto para é possível a criação de uma sociedade menos corrupta.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à organização coesa e coerente dos argumentos, ao uso da crase, à pontuação e à concordância de número (singular e plural).

O texto explora o tema proposto, porém há espaço para uma discussão mais crítica e aprofundada sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente