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A corrupção é consequência de países,em especial,pobres(,) que possuem sistema jurídico frágil e cidadania pouco consolidada.No Brasil é ainda mais estarrecedora essa mácula,pois mesmo vivendo numa democracia 'capenga',alienamo-nos quanto aos nossos poderes de mudanças.
Ética e vergonha na cara não fazem parte dos preceitos de maroleiros,quer seja da vida pública,quer da privada.Óbvio que ao primeiro,de maior visibilidade e(,) portanto,de maior revolta,há um certo consentimento de petrificação da corrupção por parte dos cidadãos; a fúria escancarada não é sentida com a mesma ou nenhuma intensidade na hora do voto.Passa-se assim a imagem que nossas indignações são tão rápidas quanto fogo de palha.
Ao Nosso Título de Eleitor fora atribuído por nós a uma importância subterrânea,que a cada dois anos trazemos À à base apenas por mera obrigação.Embora o sufrágio seja obrigatório,não nos é válido atribuir ao título a mesma qualidade da qual damos aos corruptos:falsas mudanças.
Pessoas públicas corruptas,em se tratando da nossa 'arma' potente-o voto-,deveriam ser ceifadas do cenário político que desejamos transformar.Mesmo assim,não é raro vermos políticos com conduta duvidosa;de outros até comprovada,se reelegerem.Desse jeito,pela enésima vez nos tornamos coniventes com os criminosos da mesma forma que os 'Paraísos Fiscais' os acobertam;onde na qual os mais honestos dos países dão suporte financeiro aos criminosos no mundo,estes,em especial,de nações que rastejam em seu IDH.
Enquanto o nosso beneplácito aos corruptos não passar pelo nosso crivo eleitoreiro,nada de significativo mudará,se vier.Sistemas financeiros mais transparentes e menos coniventes com a corrupção são imprescindíveis,mas cabe a nós a escolha do fim da negligência que damos a à nossa cidadania.
Comentários do corretor
* Título sem sentido. Seria "Não tem outro jeito"?
Atenção à pontuação, ao uso da crase e ao emprego devido de pronomes relativos.
O texto explora o tema proposto de forma bem elaborada e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |