O debate acerca da corrupção sempre foi uma constante em todo o mundo. Em nosso país, o uso do poder para auxiliar a conquista por vantagens pessoais e a utilização do dinheiro público para interesses particulares se tornou, com o decorrer dos anos, cada vez mais comum, mas, felizmente, cada vez menos tolerado.
Escândalos como o do Mensalão – ocorrido em 2005, quando descobriu-se um esquema de compra de votos de parlamentares no Congresso Nacional - afirmam a trajetória histórica das instituições políticas no Brasil. Essa realidade, aliada à não punição de quem as pratica, contribui para a indignação e a descrença do povo brasileiro em relação às entidades governamentais do país.
A falta de transparência do governo em sua administração, bem como o descaso destes diante da camada mais carente da sociedade, consolidam a 69ª posição do Brasil no ranking dos países mais corruptos do mundo. Assim, não é difícil de entender a importância da criação da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção para a comunidade internacional.
A existência de denúncias de que o dinheiro da Copa foi desviado – o que é legitimado em razão da não construção de algumas obras previstas para esse evento esportivo- e as manifestações contrárias a esse campeonato sugerem que o povo já não aceita ser tratado com desprezo – e essa é a única forma de acabar com a corrupção.
Comentários do corretor
O texto explora o tema proposto de forma coerente, clara e objetiva. No entanto, a discussãoficou superficial. O tema é complexo e permite uma análise mais crítica e abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |