Corrupção no Brasil - Banco de redações


Corrupção

Enviada em: 14/06/2014

Status:

Corrigida
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Frequentemente escutamos nos noticiários casos de corrupção, um problema que persiste no sistema político brasileiro. Quando ouvimos o termo corrupção relembramos os escândalos do Mensalão, um fato que gerou grande repercussão na mídia, por ter sido desviado desviada uma grande verba dos cofres públicos e pela quantidade de pessoas envolvidas.

       As pessoas aprendem a serem corruptas desde crianças, quando “colam” em uma prova, furam uma fila ou mesmo quando não devolvem uma carteira que acharam na rua. As pessoas querem se sobressair e ganhar vantagens(,) não se preocupando com outrem.

      Geralmente as pessoas* os candidatos entram na política, não para ajudar as pessoas e trabalhar em prol destas e sim para se beneficiarem de alguma forma.

      Já está estereotipado, as pessoas estarem constantemente culpando culpam os políticos pelas mazelas do Brasil, entretanto a própria população é culpada por votarem em quem lhes beneficiou, mesmo que essa ajuda tenha vindo de forma ilícita.

     Pesquisas mostram que o índice de corrupção no Brasil ainda é alto. Cabe a à população reivindicar transparência e fiscalização na política, para evitar desvios de verbas e superfaturamento de obras.

     As pessoas devem pesquisar o passado dos políticos e não reeleger aqueles que já tiveram um passado político duvidoso.

    Devem existir leis mais rígidas para crimes praticados contra a ordem pública, pois existe muita corrupção que é omitida e fica na impunidade. A corrupção existe porque a impunidade abre portas para que os corruptos hajam ajam sem terem medo das consequências.

Comentários do corretor


* Evite a repetição de termos, que torna o texto redundante.

Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino), ao emprego correto dos tempos verbais, ao uso da crase e à pontuação.

O texto explora o tema proposto, porém as ideias foram dispostas de uma forma um pouco solta. Falta coesão entre as afirmações.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente