Esperteza de uns: calamidade de outros* - Banco de redações


Corrupção

Enviada em: 13/06/2014

Status:

Corrigida
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   Segundo Le Chatelier, quando ocorre uma perturbação em uma reação química em equilíbrio dinâmico, essa mesma reação encontra-se em agitação e entra novamente em equilíbrio. Ao relacionar a teoria desse cientista com a corrupção, pode-se supor que a relação entre os impostos que os cidadãos pagam, e os benefícios que os mesmos deveriam receber como troca com (a) administração dos políticos, um como educação e um atendimento de saúde de qualidade, por exemplo, seja um sistema de equilíbrio em movimento que, ao sofrer um abalo em decorrência de atos ilegais e/ou maléficos dos administradores para com a sociedade, tende a entrar mais uma vez em  equilíbrio. Para isso, é preciso que haja uma punição mais severa e uma forma clara de expor sobre o que é feito com o dinheiro público.
    Pesquisando sobre a História Geral e do Brasil, pode-se encontrar inúmeros relatos sobre inadequadas direções dentro da área política. No início do século XX, durante o período conhecido como a República Velha, por  exemplo, existiam várias falcatruas e pessoas que usavam o seu cargo em benefício próprio, além de terem coronéis que tinham mais poder que certos políticos e os votos de cabrestos, esses últimos eram considerados como uma forma de burlar determinadas votações.

A partir disso, e de acordo com a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, esse mal atinge não só o Brasil, mas o mundo inteiro. Além disso, segundo uma pesquisa realizada com vários países, quanto maior o IDH(Índice de Desenvolvimento Humano), maior é o IPC(Índice de Percepção de Corrupção), que revela o quanto ela interfere na qualidade de vida humana.
    Associado a isso, no século XXI, no Brasil, as formas de se combater a corrupção é são evidentes, mas ainda constitui-se constituem-se inadequadas e superficial superficiais. A televisão aberta brasileira tem determinados canais exclusivos para divulgar as leis propostas, ações beneficiantes que beneficiam para a sociedade e entre outros, (como) a TV Senado, TV Justiça e a TV NBR(do Governo Federal), por exemplo. Por outro lado, não é raro ver casos de corrupções serem frequentemente divulgados nas rádios e jornais, pode-se citar o "Caso do Mensalão", que envolveu políticos que cometeram lavagem de dinheiro e demais funções ilegais perante ao seu cargo, que, além disso, não receberam punições rigorosas.
    Portanto, para que a população desfrute de serviços sociais e outros pela sua contribuição como cidadão, isto é, pagando impostos, é fundamental que a relação da sociedade com o Governo esteja como um equilíbrio químico, sem perturbação, a qual existira entre 1889 e 1930, no Brasil. Além disso, é perceptível que a corrupção afeta as pessoas maleficamente, e que existem formas de combatê- la, mas, mesmo assim, ela ainda se encontra presente.

Comentários do corretor


* A vírgula se encaixaria melhor neste título.

Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino), de número (singular e plural) e ao uso de conectivos que dão coesão e coerência às ideias do texto.

O assunto proposto foi abordado, porém há uma certa falta de clareza das ideias, o que pode ser minimizado com uma melhor organização das mesmas.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente