Corrupção é a falta de honestidade, na qual se recebe ou oferece benefícios para favorecer interesses alheios (corrupção passiva) e/ou próprios (corrupção ativa); tais benefícios podem ser: dinheiro, móveis, imóveis, cargos públicos, entre outros. Dois casos dessa falta de probidade servem de base para demonstrar o quão imoral é essa atitude, são eles: o “Mensalão” e o “Escândalo dos Sanguessugas”.
O “Mensalão” foi um esquema criminoso deflagrado em 2005, no qual vários parlamentares receberam propina para votarem segundo as orientações do governo. Duas coisas chamaram a atenção nesse caso: a primeira, sem dúvida, foi a desonestidade dos representantes do povo, os quais se aproveitaram de seus cargos para se enriquecerem de forma ilícita; a segunda foi a morosidade do Poder Judiciário, o qual levou quase dez anos para julgar e condenar os envolvidos nessa falcatrua.
Quanto ao “Escândalo dos Sanguessugas”, ele se tornou conhecido em 2006, e tinha como objetivo desviar dinheiro público destinado à compra de ambulâncias. O que marcou esse caso foi a impunidade, pois apesar de provocar um rombo de mais de 100 milhões ao erário, os parlamentares (cerca de 70 deputados federais e 3 senadores) envolvidos não perderam os seus mandatos.
Esses fatos comprovam que a corrupção é uma “chaga” ainda presente no Brasil. Diante disso, três atitudes tornam-se fundamentais para, ao menos, minimizar a sua ocorrência. A primeira seria a população avaliar seus candidatos com mais paciência e prudência, evitando, assim, a eleição de pessoas de má índole. A segunda seria a criação de leis mais eficazes, as quais sejam, realmente, aplicadas pelo Poder Judiciário, de forma rápida e enérgica. Por fim, os parlamentares devem ter em mente que eles foram eleitos para atenderem aos anseios da população e, consequentemente, promoverem o desenvolvimento do país.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
Ótimo texto! Simples, ilustrativo, bem elaborado, ideias claras, objetivas e organizadas, e assunto proposto tratado com coerência e senso crítico.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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