A herança histórica do Brasil(colonizado por Portugal, que em meio à invasão napoleônica viu sua corte fugir, abandonando toda a população) fez com que a corrupção se enraizasse no país de tal forma que extingui-la é praticamente impossível. Mas constituindo unidades de combate, punindo os responsáveis e abordando seus efeitos negativos, pode-se combatê-la.
O uso de bens públicos em benefício individual, a evasão fiscal e o favorecimento de certos grupos são as atitudes mais preocupantes dos governantes brasileiros, pois ameaçam o desenvolvimento econômico e a democracia nacional. Por isso, unidades anticorrupção independentes do poder político são imprescindíveis no combate à roubalheira. Além do mais, é preciso punir os corruptos(nem que para isso seja necessária uma reforma no código penal). O que não se pode é ter condenados por corrupção exercendo seus cargos políticos graças a brechas na legislação do país. Enquanto não houver punição, os políticos e empresários continuarão roubando e sacrificando descaradamente o sustento do povo em detrimento de seus jatinhos e carrões.
Os efeitos negativos da corrupção têm de ser abordados a fim de mudar a mentalidade das pessoas. Se todos devolverem o troco que vier passando ou a carteira que caiu do bolso de quem estava logo à frente, grandes mudanças acontecerão. Educar a população para que o "jeitinho brasileiro" seja trocado pela honestidade é a maneira mais efetiva de evitar que ela seja corrompida. Por meio de investimentos em educação, de reformas legislativas e judiciais e de órgãos específicos de combate à corrupção(,) pode-se solucionar esse problema que tornou-se praticamente natural no Brasil. Somente após isso, o país poderá "deitar-se em berço esplêndido" e seguir rumo ao tão sonhado desenvolvimento.
Comentários do corretor
Bom texto! Argumentação clara, objetiva, crítica e coerente com o assunto proposto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |