Corrupção: um problema de todos - Banco de redações


Corrupção

Enviada em: 12/06/2014

Status:

Corrigida
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A corrupção é uma prática ilícita que se faz muito presente no Brasil e em diversas nações do planeta. A maior dificuldade hoje é encontrar meios de combatê-la, pois tal crime se configura através de inúmeras condutas dos agentes que atentam contra (a) administração pública.

De início, a primeira medida que deve ser tomada para enfrentar a corrupção é a implantação de um plano de cooperação entre governo e os cidadãos. É fundamental que a população atue ativamente na fiscalização das contas públicas e, também, nos atos praticados pelos agentes no exercício do poder público. No entanto, para que tal fiscalização seja possível(,) é necessário que o governo atue com transparência e com publicidade no exercício de suas funções. Ademais, deve o Estado adotar ações que estimulem as pessoas a denunciarem atos de corrupção, visando, com isso, identificar os agentes corruptos e proporcionar a sua punição.

Outro fator importante que deve ser adotado é a aplicação de penas severas aos infratores corruptos. Além de punir a conduta criminosa, a imposição de sanções rigorosas inibirá que outros servidores pratiquem a mesma conduta ilícita. Assim, devem ser observados a imposição de multas, o ressarcimento ao erário, a demissão, a impossibilidade de retorno ao serviço público e, se necessário, até a prisão do corrupto, de acordo com a gravidade da conduta praticada.

Por todos esses aspectos, fica evidente que a corrupção pode e deve ser fortemente combatida pelos governantes e também pelos cidadãos. Desse modo, devem-se adotar ações conjuntas que visem identificar, punir e banir os agentes corruptos dos quadros da administração pública.

Comentários do corretor


Bom texto! Claro, objetivo, bem elaborado e crítico, além de ser coerente com o tema proposto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente