A Corrupção é disparadamente o maior flagelo do Brasil. Remonta desde o seu passado, assola seu presente e não tão cedo, deixará de caracterizar-lo caracterizá-lo. Mas será que é possível acabar com a corrupção?
A corrupção é muito mais que um simples crime contra a administração pública. Hoje, corrupção transcende os parâmetros éticos de nossa sociedade e a capacidade do Estado em puní-lo la. Quem tira proveito da situação ou de pessoas alheias em certos casos é visto como esperto ou "bacana". A cultura brasileira, infelizmente, incentiva a corrupção. Basta lembrar dos jogos, filmes e softwares piratas que se pode comprar a preços muito baixos.
O suborno, é praticado desde grandes multinacionais, até (por) pessoas comuns (basta lembrarmos das famosas "blitz" nas estradas)(.) Enfim, todos esses essas são formas de corrupção. E como resultado de sua cultura, está o que se vê constantemente nos noticíarios noticiários: escândalos envolvendo políticos e desvio de grandes quantias de dinheiro. A corrupção já está no DNA do Brasil. É algo com o que se convive. Mas isso não significa que essa prática é passíva de aceitação. Contudo(,) para mudar, é necessário fazer uma reflexão, rever e questionar as bases da cultura popular.
E(,) depois de fazer isso, deve-se aplicar o que foi debatido, na educação. Ela sim, é o mecanismo que pode mudar essa situação. É fato que a corrupção sempre será uma característica inerente ao ser humano, entretanto em uma sociedade bem instruída, e presente em questões importantes como política, economia e adminitração pública, esse delito terá menos possiblidades de surgir.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto explora o tema proposto de forma objetiva, clara, crítica e coerente com o contexto. Há espaço, no entanto, para uma discussão mais aprofundada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |