O Brasil é uma nação que deixa questões de saúde e educação em segundo plano, pois o dinheiro do patrimônio público é constantemente usurpado pelos senhores políticos que(,) ao invés de pensarem no seu semelhante, apenas criam pensamentos egoístas favorecendo a si mesmos.
Escândalos envolvendo partidos eleitorais famosos perante o povo, são destaque na mídia diariamente, sempre tendo como título da notícia á a corrupção, á a lavagem de dinheiro, o dinheiro sujo. Após finalmente ter provas maciças contra os ladrões políticos, os mesmos tentam sair ilesos dos crimes que praticaram contra (a) sociedade brasileira. Muitos ainda alegam inocência mesmo com arquivos gravados de áudio e vídeo mostrando cenas de suborno e ainda há os políticos que não aparecem para trabalhar.
Agora para que o povo não caia mais na mesma armadilha, é preciso pensar com mais calma na hora de escolher os candidatos que irão representá-lo nos próximos anos no Congresso. Analisar partidos, averiguar se promessas feitas anteriormente em anos eleitorais foi foram de fato cumpridas. O brasileiro pode ceder uma chance aos candidatos ficha limpa que se encontram há anos lidando com o governo brasileiro e não têm na ficha o titulo de corrupto.
O Brasileiro que é o eleitor é somente o único que pode mudar esse registro histórico, do qual parece que cada vez mais se distancia de uma sociedade mais justa e igualitária em termos de saúde e educação(,) onde hospitais e escolas estão em situações precárias. Dizer "não" aos políticos que não fazem nada para a população já se torna um grande passo para melhorar o governo do Brasil.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso de acentos, à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.
O texto explora o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente com o contexto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |