É normal vermos, vez ou outra, em alguma notícia na televisão, no jornal ou até mesmo em temas (de) grupos de estudos, pessoas comentando sobre as qualidades e defeitos de nosso governo, nossa política e nosso país. Sendo um assunto* algo tão amplo para se questionar, este assunto sempre acaba trazendo à tona outro tema também muito comentado: A corrupção. No entanto, há vários casos em que essa expressão é comentada sem ao menos se ter uma base ou um conhecimento sobre isto; e muitas vezes, essa palavra acaba trazendo diferentes sentidos de seu real significado. Então, qual seria o problema que esta palavra representa?
Corrupção é caracterizada por uma situação em que um determinado indivíduo se aproveita de recursos específicos para o seu próprio benefício. No caso da corrupção no governo, um exemplo seria a utilização do dinheiro público para o consumo próprio do político, para o seu interesse material e financeiro, enquanto sua função seria outra: Utilizar utilizar esse mesmo dinheiro para trazer benefícios à população em geral - e não somente a si próprio, sendo assim uma ameaça para o desenvolvimento socioeconômico de seu país, por exemplo.
Apesar de ser um problema frequente em nosso país e também em outros, a corrupção pode sim ser combatida, ainda mais sendo um problema que reflete a falta de cultura, educação e respeito na sociedade, que pode ser percebida na falta de competência que a política em nosso país possui, e um dos fatores mais importantes disto é a eleição: (.) Necessitamos conhecer bem em quem estamos depositando a nossa confiança, para não estarmos dando darmos poder à a uma pessoa que, no final, acaba beneficiando somente à a ela mesma. Há também outros casos em que cidadãos podem mudar essa história, como por exemplo, protestos e movimentos sociais. Não há combate maior à corrupção do que a população se unindo por um único objetivo: A a vontade de trazer benefícios para todos, e não somente para um indivíduo.
Comentários do corretor
* Evite a repetição de termos em um curto período. Isso torna o texto redundante.
Atenção ao uso da crase, ao uso de letras maiúsculas (não são necessárias após dois pontos) e à pontuação.
O texto explora o tema proposto, porém há espaço para uma discussão mais ampla, crítica e abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |