É fato confirmado, o Brasil está naufragando por causa da corrupção política. Como acabar com os desvios de verbas, superfaturamentos em licitações, obras inacabadas, políticos corruptos se reelegendo. (?) O povo é peça principal para o fim de tanta corrupção.
Nesse ano de 2014, o povo brasileiro conheceu sua força, quando manifestou nas ruas contra o aumento das passagens de ônibus e a Proposta de Emenda Constitucional nº 37/2011, que pretendia tirar do Ministério Público e outras instituições o poder de realizar investigações criminais.E é com essa é a força que devemos lutar contra a corrupção.
Entretanto a luta do povo juntamente com o apoio dos governantes, seriam apenas a primeira medida para o fim da corrupção política, (.) precisaríamos de muitas outras(,) tais como: conhecer melhor os políticos e suas propostas, mudanças nas leis que regem nossa política brasileira- (como o) voto distrital , que permite conhecer os políticos eleitos e suas propostas podendo assim acompanhar e cobrar suas promessas -, agilizar os processos de julgamento, diminuir o recursos, dar poder ao Ministério Publico de julgar os crimes políticos e fazer valer a Lei da Ficha Limpa assim que um político tiver o nome envolvido em um escândalo.
E fica claro que a família e as escolas têm um papel primordial para formação em longo prazo de adultos honestos que saibam respeitar o direito do próximo, contribuindo para o futuro melhor do Brasil.
Comentários do corretor
Atenção para a concordância de número (singular e plural), a pontuação, o uso de letras maiúsculas e a grafia correta das palavras.
O texto explora o tema proposto de forma simples, clara, objetiva e coerente com o contexto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |