A ideia de corrupção automaticamente traz a imagem de um político desviando verbas públicas para si próprio, porém, a corrupção vai além disto; ela é feita por pessoas que têm autoridade para obter vantagens para o seu próprio interesse, não precisa ser necessariamente um político para fazer isto, (.) nos dias atuais é visto vemos esse crime sendo cometido em vários lugares, um crime que já está mais do que na hora de ser combatido.
A corrupção é praticada no mundo inteiro, porém, sua maior evidência se encontra nos países subdesenvolvidos, em que a população pobre não é esclarecida sobre os seus direitos. De acordo com o Relatório da organização Transparência Internacional, os países com maiores índices de corrupção se encontram na África e na Ásia.
O Brasil atualmente se encontra está em 72º lugar entre 177 países mais corruptos. A corrupção no Brasil nunca foi novidade, sendo este um país de terceiro mundo boa parte da população ainda não está ciente sobre os seus direitos, (;) como consequência disto, o governo se aproveita e diminui os investimentos públicos, afetando a saúde, educação, infraestrutura e segurança dos cidadãos.
Com isso, conclui-se que mesmo a corrupção sendo um crime praticado há anos, principalmente em países menos desenvolvidos, ela ainda pode ser combatida. Atualmente no Brasil já existem novas leis sobre o acesso a à informação pública em várias camadas sociais e leis que punem não apenas os cidadãos, mas também as empresas que praticam a corrupção, o que ainda é só um começo para melhor essa situação. Se cada cidadão que presenciar um ato de corrupção denunciar, ou se todos eles forem esclarecidos sobre os seus direitos , não só o Brasil, mas o mundo todo pode se tornar um lugar mais honesto.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à flexão adequada dos verbos, ao uso da crase e à repetição de termos.
O texto explora bem o tema proposto, de forma clara, objetiva e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |