Considera-se um equívoco afirmar que todos os políticos são corruptos, uma vez que são os politiqueiros, indivíduos que põem os assuntos de interesse privados acima dos públicos, os responsáveis pela corrupção.
A decaída do Brasil no ranking de corrupção, realizado anualmente pela Transparência Internacional, só afirma o que a população já sabe: o país é governado, em sua maioria, por pessoas mal-intencionadas e por isso o Estado sofre as consequências da mau má escolha da população.
A corrupção faz com que o dinheiro arrecadado pela fazenda pública não chegue ao destino final, que seriam os serviços de fruição geral, ou seja, a educação, saúde, segurança e infraestrutura. O Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), mesmo tendo a maior carga tributária em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), possui o pior retorno à população, ou seja, os tributos arrecadados não são, em sua totalidade, utilizados para a manutenção do país. Mais uma vez a responsável por esse resultado é a corrupção ocasionada por politiqueiros.
Além de causar a ineficiência dos órgãos públicos, essa deturpação pode "contaminar'' políticos que atuam eticamente, ou seja, essa ediologia ideologia chamada corrupção pode ser disseminada através de "bons argumentos"(,) levando-os à ganância e consequentemente à corrupção.
O caráter humano é construído por meio dos valores morais que lhe são apresentados na infância- por meio da família, escola, religião- e por isso o melhor meio de se formar cidadãos éticos, que não cultuem a corrupção, é que esses órgãos cumpram com o seu dever. A dizimação desse mal seria possível com a constituição de uma lei mais rígida que atuasse sem falhas. A participação dos cidadãos, em grande escala, na vida pública poderia intimidar a ação dos corruptos, ou seja, uma fiscalização direta (pelos órgãos responsáveis) e indireta (pelos cidadãos) seria essencial para a abolição dessa atividade no país.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto explora o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente, mas há espaço para uma discussão mais abrangente sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |