Tido como uma característica negativa intrínseca de todo e qualquer governo, principalmente de países em desenvolvimento, o flagelo da corrupção assombra os mais diversos territórios em todo o mundo. É difícil se pensar em política sem fazer uma conexão instantânea com a corrupção. Contudo, apesar de todo o temor, é possível combater esse problema.
A solução a longo prazo seriam investimentos pesados em educação. Dessa forma, todos teriam conhecimento político, e(,) consequentemente, consciência do que o voto representa para sociedade. Também é através da educação que a sociedade adquire maior discernimento e capacidade de agir, ou seja, participa e cobra mais do Estado. Dessa forma, o governo é realizado, de fato, para o povo, e não para uma minoria ou para os próprios governantes.
No entanto, surge um paradoxo ao se pensar que com a corrupção, é difícil investir em educação, uma vez que a verba pública é, em grande parte, desviada. Para que esse quadro seja revertido, faz-se necessária uma grande intervenção por parte daqueles que já são educados, cobrando mudanças no sistema. Com a divulgação desses ideais para a massa popular, as reivindicações, provavelmente, serão atendidas, estabilizando-se assim o quadro político do país.
Afinal, quando se pensa em países como Noruega e Dinamarca, nota-se a ausência quase por completa da corrupção em seus respectivos governos. E o motivo é justamente esse: países com níveis de educação elevados são menos corruptos, da mesma forma que países menos corruptos possuem melhores níveis educacionais. Já passou da hora de tornar, ou ao menos tentar tornar esse círculo vicioso uma verdade para o Brasil.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente. No entanto, há espaço para uma discussão mais abrangente, com fatos que ajudam a ilustrar o problema. Explore melhor a coletânea.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |