Um problema de todos - Banco de redações


Corrupção

Enviada em: 11/06/2014

Status:

Corrigida
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           Casos e mais casos de corrupção chegam aos brasileiros diariamente nos noticiários. Muitas vezes, parece que o brasileiro já se acostumou com políticos ladrões e seus desfalques nababescos na economia do país, mas corruptos não são somente os políticos, o povo brasileiro diariamente demonstra, em suas atitudes, passividade com a corrupção.

            Não só na sociedade brasileira, mas em todas as sociedades, tem-se uma diversidade enorme de caráter, há quem roube e há quem denuncie o roubo. Nessa diversidade também é possível notar quem é ou não é corrupto, no Brasil por exemplo, muitas pessoas ainda vendem seus votos, são corruptas; outras pessoas, lutam por uma sociedade mais justa com governantes responsáveis, (;) nesse quesito, não são corruptas. Há pessoas que falsificam documentos e desobedecem a lei, são corruptas; por outro lado, há pessoas que exercem sua cidadania partindo do pressuposto de que praticando ilegalidades, estão colaborando indiretamente com a corrupção.

            Para combater as atitudes corruptas, necessita-se de um governo mais atuante(,) inflexível e competente. Aliado a isso, precisa-se de uma sociedade mais disposta a mudar sua realidade, descontente com as fraudes na lei por parte dos próprios governantes. Nas faculdades de Direito, alguma disciplina deveria formar advogados especializados no combate à corrupção, e nas escolas, professores deveriam palestrar para seus alunos sobre a importância de uma sociedade mais justa.

            Há quem diga que a corrupção está no DNA do povo brasileiro, não está. Ainda é possível mobilizar a sociedade para que a mesma perceba a regressão em seu cenário político e como se tornou corresponsável por isso. Quando entenderem que pessoas corruptas corrompem um país inteiro, a primeira marcha estará engatada para iniciar uma caminhada rumo ao desenvolvimento. 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação.

Bom texto. Explora o tema de forma objetiva, clara, coerente e crítica. No entanto, há espaço para informações que ajudam a ilustrar o assunto. Aproveite melhor os dados da coletânea.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente