Quase sete décadas após ter sido devastado por bombas atômicas(,) o Japão é uma das maiores economias do mundo. O mesmo acontece com a Alemanha e a Segunda Guerra mundial. Já o Brasil(,) em mais de cem anos de república ainda é considerado um país em desenvolvimento, quase subdesenvolvido. Embora hajam melhorias consideráveis(,) o crescimento brasileiro está muito abaixo do que poderia ser. E não é por falta de verba pública, pois a tributação do país é uma das maiores do mundo. Em maior parte a culpa é da corrupção que drena de infinitas formas o dinheiro dos cofres públicos, deixando o povo sem o retorna retorno adequado de seus impostos. E este é um mal que precisa ser combatido!
Em primeiro lugar, o país tem uma certa cultura da corrupção. A influência do chamado jeitinho brasileiro torna aceitável pequenos atos de virtude duvidosa, mas pequenos atos somados geram um grande resultado. Também dentro da cultura da corrupção, há todo um histórico de impunidade que torna-se piada na boca dos réus. O que apresenta um contraste muito grande com o Japão, por exemplo, onde as pessoas chegam a literalmente suicidar-se de vergonha por motivos similares. Em segundo lugar, mas não menos importante, um político, corrupto ou não, é sempre elegido eleito pelo povo. E o que tem de gente com culpa no cartório se reelegendo por aí, é extremamente preocupante!
Para acabar com a corrupção enraizado enraizada no país será preciso uma revolução cultural do povo, afim a fim de exigir justiça de pequenos a grandes atos e para reconhecer, isolar e julgar os políticos corruptos(;) aliada a um sistema efetivo legal, e proporcional de punição a à corrupção. E para tais mudanças , pode ser necessário um período maior que o da recuperação de uma guerra.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto explora o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e com algumas comparações interessantes e pertinentes. Mas faltam fatos e dados que ajudem a ilustrar a gravidade da questão. Aproveite melhor a coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |