A corrupção é o ato de corromper-se e/ou corromper outras pessoas em troca de vantagens de interesse próprio, muitas vezes ferindo o regime democrático. Ela é encontrada não apenas nos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), mas também em pequenos atos do dia-a-dia da população.
Um conhecido exemplo de corrupção é o clientelismo. Também conhecido como “política do favor”, desenvolveu-se no Brasil no período colonial, e é caracterizado por uma troca de favores políticos por benefícios de caráter econômico. O nepotismo, ainda que proibido por lei, é, também, um recurso muito utilizado. Nele, ocorre um favorecimento de parentes em cargos públicos em detrimento do resto da população, que pode ter perdido sua vaga conquistada por meio de concurso em decorrência desse ato.
Mas a corrupção, não acontece apenas no setor público. Muitos atos do dia-a-dia da população também podem caracterizar-se como corruptos, mas passam despercebidos. Furar fila, comprar produtos falsificados, falsificação de assinaturas e compra de atestados médicos são alguns dos exemplos.
Vale ressaltar que, a corrupção, não é um problema exclusivo do Brasil. Nos países considerados pouco corruptos, esse crime é julgado com rigor e punições severas, o que o inibe de acontecer tão frequentemente como nas terras brasileiras.
Tendo em vista os aspectos observados, entende-se que a corrupção é um problema enraizado na sociedade, o que torna sua solução uma tarefa difícil, mas não impossível. Para começar a combatê-la, deve haver uma conscientização geral da população, por meio de campanhas contra todos os tipos de corrupção, tanto na tevê, nas escolas, quanto em casa. E, imprescindivelmente, um maior rigor nas leis contra esse tipo de crime.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
Bom texto. Explora o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. No entanto, há elementos da coletânea que poderiam ter sido melhor aproveitados para ilustrar a questão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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