Atraso na nação. Em uma proclamação de uma república, o nascimento de uma nação, há sempre um indivíduo no qual que quer que seus interesses sejam garantidos, (.) todo esse processo(,) se não combatido, no inicio, é o principio da corrupção em um país.
Esse jogo de proveito é existente em vários lugares do mundo, ela e tem uma iminência negativa para um estado, ou seja, é um fator onde as politicas de desenvolvimento para a população e são deixadas em segundo plano é e explorado em eminencia, primeiro plano, por funcionários corruptos, com superfaturamento, trafico de influencia, sendo assim a corrupção é como uma pirâmide analítica, corrupção no ápice e população na base.**
Além disso, com o corrompimento existe uma grande probabilidade de cada cidadão ter seus direitos constitucionais infligidos infringidos, isto é, saúde, educação e segurança pública ausentes, exemplo desse processo é real no Brasil, onde o ser humano não tem seus privilégios garantidos é há a lei do mais forte, quem tem mais influência, nos meios políticos, tem mais regalias.
Por último, a corrupção de modo consciente trás traz para a pátria um cenário negativo aos olhos dos outros países, desse modo haverá uma visão de uma nação sem leis e justiça social ao seus habitantes, ou mesmo um receio diplomático, isto é, uma percepção pessimista. Dado isso, esse problema, recorrente não somente no Brasil, tem um longo processo para sua resolução, (.) o começo para definição dela vem do próprio cidadão com o voto eleitoral consciente, sem que haja uma troca de favores entre eleitor e eleitorado, fator primordial para o início da corrupção em um estado democrático.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
** Parágrafo confuso. Organize melhor suas ideias.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao uso devido de pronomes relativos e à concordância de número (singular e plural).
O texto não está claro. A falta de pontuação adequada afetou a coerência das ideias. Organize melhor seus argumentos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |