A corrupção no país é um processo complexo e histórico. Em virtude disso, é imprescindível que medidas como o fim da impunidade e da imunidade parlamentar sejam efetivamente tomadas para pôr fim a esse grave problema que impede o desenvolvimento do país: a corrupção.
Em 2013, o Brasil ocupava a septuagésima segunda posição no quesito de corrupção entre 177 países. Diante de tal fato, a população fica descrente no país. O país carrega em sua trajetória política imensos casos de escândalos relacionados a à corrupção, desde a época da colonização até os dias atuais.
A corrupção é perversa. O desvio de capitais causa aos cofres públicos enormes prejuízos a um capital que poderia ser investido na melhoria da educação e da saúde. Em pleno século XXI, pessoas continuam morrendo em filas de hospitais e crianças por falta de saneamento básico. Ou seja, as consequências da corrupção extrapolam os limites da ética e da moral, atingindo e destruindo vidas.
Portanto, é de suma importância que o Estado estabeleça leis que punam corretamente os corruptos e que os mesmos percam seus direitos a qualquer relação parlamentar. A sociedade, por sua vez, deve estar atenta e fazer valer seus direitos. É importante levar em conta que um governo corrupto é gerado por uma sociedade corrupta, logo(,) a população também deve se consientizar em suas escolhas para que as mesmas reflitam de maneira correta na política brasileira.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase e à grafia correta das palavras.
O texto explora o tema proposto de forma objetiva e coerente, mas há espaço para o desenvolvimento de uma discussão mais ampla acerca do tema.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |